A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Exige, em primeiro lugar, a aprendizagem do silenciar para ouvir.
Ouvir música, descobrir sons e ritmos e compor canções, despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, proporcionando espaço para a expressão do aluno, melhorando a esfera afetiva, e consequentemente, a cognitiva. Aprender música e coisas ligadas a ela, significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão. Um trabalho com música, coerente e organizado em função da realidade que se tem, oferece condições para o desenvolvimento de habilidades, de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos.
O “casamento” música e educação faz com que a difícil tarefa do ensinar/aprender, seja gostosa, divertida e eficaz.
Como iniciar o trabalho com música na sala de aula:
1) Cantar e ouvir música com os alunos;
2) Chamar a atenção dos alunos com música (no recreio, no pátio...);
3) Ensinar o “silenciar” (só a partir do silêncio se ouve o coração e os sentidos essenciais e se faz música);
4) Escolher primeiro canções já cantadas pelos alunos (pesquisar o que gostam);
5) Permitir a expressão musical...de forma organizada;
6) Valorizar diferentes tipos de canções (gaúchas, funk, evangélicas...)
7) Adequar a atividade à faixa etária e ao nível de aprendizagem da turma.
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