Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PSICOPEDAGOGIA E MÚSICA

                                                                                                                                                                           
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Exige, em primeiro lugar, a aprendizagem do silenciar para ouvir.
          Ouvir música, descobrir sons e ritmos e compor canções, despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, proporcionando espaço para a expressão do aluno, melhorando  a esfera afetiva, e consequentemente, a cognitiva. Aprender música e coisas ligadas a ela, significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão. Um  trabalho com  música, coerente e organizado  em função da realidade que se tem, oferece condições para o desenvolvimento de habilidades, de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos.
         O “casamento” música e educação  faz com que a difícil tarefa do ensinar/aprender, seja gostosa, divertida e eficaz.
                                               
Como iniciar o trabalho com música na sala de aula:
1)            Cantar e ouvir música com os alunos;
2)           Chamar a atenção dos alunos com  música (no recreio, no pátio...);
3)            Ensinar o “silenciar” (só a partir do silêncio se ouve o coração  e os sentidos essenciais e se faz música);
4)            Escolher primeiro canções já cantadas pelos alunos (pesquisar o que gostam);
5)            Permitir a expressão musical...de forma organizada;
6)            Valorizar diferentes tipos de canções (gaúchas, funk, evangélicas...)
7)           Adequar a atividade à faixa etária e ao nível de aprendizagem da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário