As dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a fatores emocionais, orgânicos, específicos e Ambientais. Deve-se considerar também aspectos psíquicos, que em muitos casos são responsáveis pelo baixo rendimento escolar.
A Dislexia, uma dificuldade primária, que envolve as áreas de leitura, escrita e soletração, vem tendo grande repercussão na atualidade e é bastante comum na escola. Outras dificuldades comuns são a disgrafia, a discalculia, a dislalia, a disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Mas, sabemos também que a aprendizagem depende basicamente da motivação. Muitas vezes o que se chama de dificuldade de aprendizagem é na verdade, "dificuldade de ensino". Cada indivíduo aprende de uma forma diferente, conforme seu canal perceptivo preferencial..
Quando a aprendizagem não se desenvolve conforme o esperado para a criança, para os pais e para a escola ocorre a "dificuldade de aprendizagem".
Então, é necessário o acompanhamento do problema por um profissional adequado, que servirá de mediador, a fim de que a criança supere suas dificuldades, com o esforço e a colaboração da família e da escola em conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário