Pesquisar este blog

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A criança e o convívio social

Criança precisa de outras crianças por perto para aprender a dividir, a esperar a sua vez, a partilhar idéias e espaços. Isto não dispensa de forma alguma, a presença atenta dos adultos, fazendo as intervenções necessárias, auxiliando nos momentos apropriados, dando suporte para que enfrentem com segurança os desafios que por vezes surgem, e que enriquecem a partilha de experiências.
     Para uma socialização saudável a criança necessita de espaço, segurança e pessoas capazes de dar-lhe suporte para que acredite nas suas capacidades e nas suas potencialidades.
    Quando a criança se relaciona espontaneamente com outras crianças, desenvolve uma auto- imagem positiva de si mesma, e sente-se confiante e segura para investir nas relações e nas trocas afetivas. Aos pais e profissionais da educação,  cabe a tarefa de promover os encontros sociais, para que tenham a oportunidade de descobrir o prazer da convivência.
     É pensando nisso que se propõe um espaço  psicopedagógico, onde as crianças de 3 e 4 anos poderão desenvolver habilidades socioafetivas, cognitivas e motoras, tendo oportunidade de interação para descobrir a solidariedade ao partilhar idéias, saberes, espaços e brinquedos.
     Se nos primeiros anos de vida a criança conseguir compreender o verdadeiro sentido do que é viver em grupo, já terá aprendido o suficiente para compreender a si mesma e aos outros, construindo por si só habilidades de convívio social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário