Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MEDITAÇÃO EM SALA DE AULA

A agitação dos nossos alunos das séries iniciais muita vezes nos deixa sem atitudes.
Funciona muito bem  colocar uma música instrumental, relaxante, que possa acalmá-los e direcionar um exercício de meditação. Experimentei com meus alunos e deu super certo.

Meditação em sala de aula
                                               Por Elisana de Oliveira, em 02/09/2010
1.    O EU...PÉS...MÃOS...CABEÇA E CORAÇÃO. http://images.cantinhodoreiki.multiply.com/image/1/photos/upload/300x300/Rgk4XgoKCooAAB@EH801/figura1.jpg?et=xoaKw5UuSzr9rKLTms6Yyw

Vamos sentar...colocar as mãos sobre a mesa....calmar...ouvir a nossa respiração....
Vamos fechar os olhos??? Vamos tentar enxergar com o coração e com o pensamento....sempre ouvindo a nossa respiração...o ar entrando...o ar saindo...
Agora vamos enxergar com os olhos do coração os nossos pés...sente cada dedinho do pé direito, o calcanhar...agora o pé esquerdo...os dedinhos e o calcanhar. Obrigado Senhor pelos meus pés. Respira...Vamos sentir de novo a nossa respiração.
Agora, com os nossos olhinhos do coração vamos enxergar nossas mãos...Sintam os dedos...a palma da mão direita e esquerda. Podemos pegar as coisas,  fazer carinho, podemos  emprestar coisas, podemos abraçar,  ajudar...Obrigado Senhor, por minhas mãos.
Vamos imaginar agora, que podemos enxergar o nosso pensamento, por dentro.
Com os olhos do coração, vamos fazer um passeio pela nossa cabeça...pelo nosso cérebro...pelas nossas idéias...Quantas idéias inteligentes e interessantes tenho tido...quantas coisas já descobri...Obrigado Senhor pela minha inteligência e pelas minhas boas idéias...
E para terminar nosso passeio com os olhos do coração...vamos chegar no próprio coração...
Oi coração!!!!Como você está? Está triste ou está feliz??? O coração não sabe responder porque ele não sabe falar. O coração apenas sente.
Vamos enxergar mais fundo no nosso coração para perceber o que ele está sentindo.
Respira.........
Coloca a mão sobre o coração....Escuta como ele bate...
O coração é muito sensível e precisa ser cuidado.
Sente o coração.....Acalma o teu coração.........Pensa com bastante força...eu vou ajudar meu coração a ter bons sentimentos...A amar...a perdoar...a ser um coração de paz. Obrigado Senhor pelo meu coração...
Obrigado pela minha vida.
Obrigado por eu poder estar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário