| por Elisana de Oliveira
O significado da palavra Psicopedagogia para leigos, se confunde
um pouco com a Psicologia, Pedagogia..."Psicoalgumacoisa" ..."Alguma
coisapedagogia"
Na verdade, a Psicopedagogia e suas atribuições estão muito claras.
O Psicopedagogo surge na necessidade do indivíduo de superar
e/ou compreender e/ou conviver, não necessariamente nesta
ordem com suas dificuldades de aprendizagem. O Psicopedagogo
cumpre um papel de mediador, direcionando ações, promovendo
adaptações, inclusões, ações pedagógicas, auxiliando na
solução de conflitos, socializando e promovendo a superação
das dificuldades de aprendizagem. Cabe ainda ao Psicopedagogo,
resgatar o respeito próprio pelos limites e necessidades individuais,
conscientizar para a cidadania e possibilitar a valorização do
"eu capaz" de aprender, compreender, criar e ser feliz.
O Psicopedagogo no âmbito escolar, busca compreender os
motivos das dificuldades de aprendizagem, levando escola
e família a trabalharem em conjunto para que o aprendente
possa perceber e usufruir do prazer proporcionado pela aprendizagem.
A profissão do psicopedagogo não se confunde com outros profissionais.
Não damos a aula. Ela cabe ao professor. Não aplicamos testes
psicológicos ou terapias. Elas cabem aos psicólogos. Fazemos
sim o trabalho psicopedagógico. |
Dirigimos ao cliente/paciente/aprendente um olhar psicopedagógico,
ouvimos pais e/ou responsáveis com suas angústias, analisamos
a escola como prestadora de serviço ao estudante, servimos de
apoio ao professor, ouvimos as falas e queixas de todos os
envolvidos no processo ensino-aprendizagem, questionamos
posturas, maximizamos as soluções ao minimizar os problemas. A Psicopedagogia e o Psicopedagogo chegam pela necessidade
da escola em desrotular, desestigmatizar, propor novas
técnicas de memorização, associação, trabalhando as percepções,
valorizando educandos e educadores, a fim de que pais,
professores e escola compreendam e se envolvam adequadamente
na aprendizagem dos estudantes. Ser Psicopedagogo é acreditar na potencialidade humana e nos
diversos caminhos que a aprendizagem apresenta. Com esse
pensamento é que nos propomos ao trabalho Psicopedagógico
e à missão de Descobrir Caminhos. |
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